terça-feira, fevereiro 10, 2009

PROJETO “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL...POR UMA VIDA MAIS COLORIDA!”


APRESENTAÇÃO:


Os hábitos alimentares do povo brasileiro têm se modificado e isso tem trazido graves conseqüências para a saúde como, obesidade, diabetes, altas taxas de colesterol, hipertensão arterial, doenças cardíacas entre outras. Resolvemos então trabalhar a sugestão da SME com nossas crianças e comunidade.
Por se tratar de crianças com a faixa etária muito baixa, procuramos simplificar ao máximo as atividades, partindo do lúdico na maior parte do tempo.
Houve um envolvimento de toda a creche,desde o berçário I, onde há crianças de 0 a 18 meses até o maternal II, cuja faixa etária é de 3 até 4 anos.


OBJETIVOS:


*Incentivar os alunos a consumirem alimentos essenciais para que seu desenvolvimento ocorra de forma saudável;
*Fazer com que os alunos reconheçam as frutas,legumes e verduras;
*Alertá-los de forma lúdica e agradável para os riscos do consumo exagerado de doces, balas, refrigerantes e lanches;
*Apresentar à comunidade reciclagem de alimentos como uma forma de alimentação saudável alternativa e econômica;
*Envolver toda a comunidade escolar no processo de formação de hábitos alimentares saudáveis.



DESENVOLVIMENTO:


Para cada grupo(frutas,legumes e verduras) separamos uma semana específica.
Durante a semana das frutas, estas foram enfocadas de várias formas, por meio de histórias, joguinhos, músicas. Da mesma forma os legumes e as verduras foram apresentados.
Também foram utilizadas técnicas de pintura, modelagem, desenhos e confecção de cartazes. As atividades foram fotografadas,bem como as crianças participando das refeições. As fotos foram aproveitadas para a criação de um VCD com uma propaganda sobre alimentação saudável. O vídeo foi apresentado às crianças. Nessa atividade, trabalhamos a importância de uma alimentação saudável e também a identidade dos alunos que gostaram muito de ver suas fotos no vídeo.
Além disso durante todo o projeto, procuramos ressaltar a importância dos alimentos saudáveis e seu consumo habitual,mostrando que o consumo de balas, doces,lanches, biscoitos, refrigerantes, etc,deve ser eventual e equilibrado.


RECURSOS:


CD, DVD, rádio-gravador,máquina fotográfica, livros, encartes de jornais, tintas, argila, giz de cera, grãos de cereais, cola e diferentes tipos de papéis.



ATIVIDADES:

Berçário I:
As recreadoras estimularam os bebês por meio de músicas, figuras, brincadeiras, etc, apresentando as frutas,legumes e verduras e repetindo seus nomes para que as crianças memorizassem e pudessem desenvolver a oralidade pelas tentativas de pronunciar os nomes dos alimentos.
Utilizaram tinta para fazer cartazes onde imprimiram as mãozinhas dos bebês formando figura de alimentos e uma grande mamadeira.

Berçário II:
Os bebês foram estimulados,como no berçário I,por meio de músicas, figuras,brincadeiras e historinhas. As recreadoras apresentaram figuras e legumes, frutas e verduras ao natural, para que as crianças pudessem visualiza-los e ao mesmo tempo ouvir e tentar repetir os nomes dos alimentos. Também foram colocados pratinhos com cenoura e batatas cruas picadas para que as crianças escolhessem e levassem à boca para sentir o sabor desses alimentos. Fizeram também cartazes de frutas legumes e verduras onde imprimiram os dedinhos dos bebês com tinta guache.

Maternais I:
Durante todo projeto as recreadoras contaram histórias, cantaram músicas, fizeram trabalhos de recorte e colagem com encartes de supermercados e aproveitaram os horários de refeição para desenvolver o tema. Utilizaram tintas e vários tipos de papel para fazer composições que resultaram em cartazes. Também fizeram carimbos de legumes para que as crianças imprimissem tinta guache e apresentaram DVDs referentes ao tema.
A creche possui uma pequena horta que foi visitada pelas crianças, enquanto as recreadoras conversavam sobre as plantinhas que nos servem de alimento.



Maternais II:
Os recreadores desenvolveram atividades onde as crianças reconheceram os alimentos, conversaram sobre a importância da alimentação saudável, utilizando uma linguagem acessível. Fizeram atividades em que as crianças puderam degustar alimentos e reconhecer as diferenças entre doce, salgado, azedo, amargo. As crianças foram levadas até a horta, colheram folhas e fizeram colagens, compondo uma grande “salada”. Também simularam um supermercado e uma feirinha. Modelaram vários alimentos utilizando argila e coloriram com tinta guache. Aprenderam músicas, histórias, fizeram cartazes, assistiram DVDs sobre o tema. Também foram estimuladas a falar sobre o assunto.

Todos os maternais ouviram a história “Amanda no País das vitaminas” de Leonardo Mendes Cardoso, Ed. Brasil e depois falaram ao rádio-gravador sobre suas preferências alimentares. Depois ouviram as suas próprias vozes com suas falas. Também assistiram ao clipe
com a propaganda protagonizada por eles sobre a alimentação saudável.




CULMINÂNCIA:

• Exposição de trabalhos das crianças;
• Apresentação de coreografias com as crianças caracterizadas com máscaras de frutas e legumes e aventais;
• Distribuição de panfletos com o valor calórico de alguns alimentos e receitas de papas salgadas para bebês de 6 a 11 meses de idade;
• Distribuição de doce de casca de banana, apresentado como um tipo de alimentação saudável,alternativa e reciclada.



Autora/articuladora do projeto: Márcia Cristina Neves Reis

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabenizo a equipe pelo trabalho. É isso que precisamos principalmente em nossas escolas públicas tão carentes.

Julinda Braga