Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

quinta-feira, junho 23, 2011

PROJETO DONA JOANINA NA HORTA



Em 2008, criei o projeto "Dona Joanina na Horta", na Creche Municipal Zilka Salaberry. Após o sucesso do projeto "De mãos dadas com a imaginação", percebemos que as crianças gostaram muito da constância de atividades com um mesmo personagem.
Eles esperavam ansiosos pela chegada do Palhaço Pipoca, que circulava pelas salas da creche. Já havia criado o projeto da horta, e tínhamos atividades muito atraentes para as crianças. Foi quando, olhando o álbum de fotos da agente auxiliar de creche, Adriana, vi que a mesma gostava de usar fantasias e encarnar personagens no trabalho com crianças, em uma creche que trabalhara anteriormente, localizada em outro município. Lembrei-me imediatamente da horta. Imaginei, em fração de segundos, D. Joanina, fazendo mil brincadeiras, falando sobre a horta, as plantas, os animaizinhos... Fiz o convite e Adriana aceitou! Criei uma rotina diária, uma grade de horários especial para atividades na horta para todas as turminhas. As crianças simplesmente amaram! Lembro-me de um dia em que Adriana levou minhocas e deixou que as crianças manuseassem. Algumas ficaram receosas de início, outras já ficaram afoitas para brincar com os animaizinhos, mas todas gostaram muito.
Eu havia organizado um horário de atividades que as recreadoras e AACs tinham que cumprir todos os dias. No horário da tarde, funcionavam 4 oficinas: brinquedoteca, música, vídeo e artes. Deixei então para a parte da manhã, as atividades na horta. Resultado: sucesso total com as crianças! Dona Joanina as encantava!



Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br