quarta-feira, abril 05, 2006
PROJETO ALERTA ÁGUA
Este livro é resultado do projeto "Alerta Água" onde procurei mostrar aos alunos tudo relacionado à água, inclusive as lendas brasileiras que têm como cenário o ambiente aquático. Eles então juntaram a Iara e o Boto numa história bem divertida. A seguir um resumo do projeto que pode ser adaptado à turma e à idade dos alunos.
OBJETIVOS:
*Apresentar aos alunos um pouco da vida dos animais aquáticos;
*Levá-los a refletir sobre a importância da água para o homem e os demais seres vivos;
*Mostrá-los que a água se apresenta de três formas na natureza;
*Ressaltar a importância de manter limpos os rios e os lagos;
*Conscientizá-los que é preciso preservar rios e mananciais, bem como economizar água no dia a dia sob pena de vir a faltar água no planeta futuramente.
RECURSOS:
Livros didáticos, literatura infantil, vídeos, desenhos, cartazes, revistas, textos diversos.
DESENVOLVIMENTO:
Durante todo o projeto os alunos foram lembrados sobre a importância de se economizar água no dia a dia sob pena de vir a faltar água no futuro.Iniciei o projeto com uma conversa sobre os animais aquáticos e na ocasião os alunos coloriram folhas mimeografadas com desenhos de animais aquáticos.Também mostrei alguns animais que confeccionei com garrafas PET (peixe, camarão, polvo, siri, ostra, tartaruga marinha e estrela-do-mar ) e aproveitei para falar um pouco sobre reciclagem.Pedi que trouxessem garrafinhas para que eu fizesse o polvo ou a tartaruga, de acordo com a escolha do aluno.Exibi o vídeo “Procurando Nemo” da Disney Pixar para a turma ter uma idéia da biodiversidade marinha e das correntes marítimas.No segundo dia, narrei a história “A sementinha” que fala sobre a necessidade que as plantas têm de receber água e calor para que ocorra a germinação. Finalizei com a montagem feita de desenho,origami, pintura a lápis e hidrocor e colagem.Na etapa seguinte, contei a história “Plim, a gotinha” que explica de forma simples e acessível o ciclo da água na natureza. Os alunos fizeram colagem de nuvens e rios com papel crepom esquematizando o ciclo da água.Dando continuidade ao projeto, apresentei os desenhos de uma baleia e de um camarão. Embaixo de cada desenho coloquei os respectivos nomes. Perguntei-lhes com quais letras começam e terminam cada palavra.Depois fiz com que contassem as letras de cada uma das palavras.Mandei que apontassem a que tinha mais letras e a que tinha menos. Lembrei-lhes que os animais aquáticos são aqueles que vivem na água e os fiz saber que baleia não é peixe e sim um mamífero.Fizeram exercícios mimeografados ligando as palavras baleia e camarão aos desenhos e cobriram as palavrinhas pontilhadas.Para que entendessem melhor a questão dos estados físicos da água, usei como exemplo as panelas com água fervente para que pensassem no vapor e mostrei uma garrafinha com água congelada para exemplificar o estado sólido. Conversei sobre as geleiras e a neve em lugares distantes daqui e lhes falei superficialmente sobre a era glacial para em seguida exibir o filme “A era do gelo”.Aproveitando o Dia do Índio falei sobre o cuidado que o índio tem com a natureza e os rios e contei-lhes a história “O Belo Riozinho”que fala sobre a poluição dos rios. Cada aluno fez um desenho retratando um rio poluído e um rio limpo.Iniciando a conversa sobre as utilidades da água, li para os alunos o livro “Por que economizar água?” e em seguida os alunos listaram as formas que utilizam água no dia a dia. Depois, fizeram desenhos sobre o assunto e montamos um cartaz.Para aproveitar o tema Descobrimento do Brasil, falei-lhes sobre as navegações e os meios de transportes marítimos em geral. Aproveitei também para conversar sobre os esportes praticados na água. Os alunos fizeram barquinhos de dobradura.Para exemplificar a água como inspiração de lendas do folclore brasileiro, contei-lhes as lendas do Boto e da Iara. Em seguida pedi que criassem um texto onde entrassem os dois personagens.Finalizando o projeto narrei a história “O Sonho de Tati” criada por mim para que imaginassem o futuro do planeta Terra se a água vier a faltar. Conversamos,fizemos reflexões e concluímos que o melhor que podemos fazer é começar a preservar desde já.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá
Seu projeto é ótimo.
As hitórias, posso ter acesso?
Meu email. vvppam@gmail.com
obrigada.
Parabéns pelo belo trabalho!
Postar um comentário