Nós, professores do PEJA II percebemos em nossas turmas, alunos com graves deficiências em leitura. Alguns sequer conseguem ler. A nossa maior preocupação era fazer com que eles acompanhassem todas as disciplinas, o que nos parecia impossível. Foi quando eu me propus a oferecer oficinas de alfabetização e letramento para estes alunos. Mas como fazer isso sem prejuízo para os alunos que não se encontram nessa situação? Pensamos, conversamos e resolvemos criar algo inovador: aqueles que não têm deficiências em relação à leitura, mas precisam de reforço em matemática, ficariam estudando com a professora da disciplina, e os demais, fariam oficinas de atividades diversificadas com os professores de geografia e ciências, sempre dentro dos projetos pedagógicos que estivermos desenvolvendo.
As oficinas têm a duração de uma hora diária e acontecem ao final da aula. Fizemos duas semanas de avaliação de português e matemática para triagem de alunos com dificuldades. As oficinas começaram e estão dando muito certo. Os professores de ciências, história e geografia trabalham em conjunto e batizaram suas oficinas de "Histo é Geo-Ciências"! Todos os professores do PEJA estão muito envolvidos, criando atividades e vibrando com os resultados. Veja imagens das oficinas: