Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

terça-feira, fevereiro 10, 2009

PROJETO “SEMEANDO SONHO E PAZ, COLHENDO AMOR E ALEGRIA”.



APRESENTAÇÃO:

Um espaço no terreno da creche e um pouco de terra. Uma recreadora dedicada e disposta a aprender algumas técnicas de plantio e se responsabilizar pela horta. Assim a creche Zilka Salaberry aderiu ao projeto da prefeitura do rio de Janeiro, o Projeto Horta nas Escolas. O primeiro passo foi inscrever a recreadora Janduir em um curso oferecido pela fundação Rio hortas onde ela pôde aprender técnicas de jardinagem. A partir daí, desenvolvemos algumas sugestões de atividades e os recreadores com sua criatividade foram criando várias outras e adaptando cada uma ao perfil de suas turmas. O resultado foi o projeto “Semeando Sonho e Paz, Colhendo Amor e Alegria”.



JUSTIFICATIVA:

As crianças atualmente têm tido pouco contato com a natureza. Sabemos que as crianças em geral gastam grande parte do seu tempo em frente à televisão, computador, vídeo game. Sem negar a importância de tais atividades, ressaltamos que paralelamente há uma grande necessidade de levar ao conhecimento das crianças o prazer do contato com a natureza.
As atividades da horta levam a criança a observar as fases de desenvolvimento das hortaliças, técnicas mais simples de plantio e colheita além de conhecer e acompanhar a vida e movimentação de pequenos animais que habitam esse espaço.
Essas atividades fazem a criança descobrir o prazer de mexer na terra e a satisfação de ingerir alimentos dos quais participaram ativamente do processo plantio/cuidados/ colheita.
A horta na creche tem por finalidade humanizar as relações das crianças com a natureza, ampliando suas experiências e conhecimentos sobre ela, já que muitas vezes estas relações se limitam às telas da televisão e do computador.


OBJETIVOS:

• Levar as crianças a um contato maior com a natureza;
• Humanizar as relações da criança com o ambiente por meio deste contato;
• Apresentar às crianças todo o processo pelo qual o alimento passa desde o plantio até a mesa;
• Despertar o interesse pelas formas de vida que habitam o espaço da horta.

ATIVIDADES:
:
• Histórias
• Levar a terra para a sala de aula para que as crianças manuseiem;
• Observar a horta pela janela da sala de aula;
• Sentir a textura das folhas;
• Plantar feijão (ou outras sementes) no potinho de iogurte;
• Visitas à horta em pequenos grupos, orientados pelo recreador;
• Confecção de árvores, com papéis de vários tipos ou folhas naturais;
• Pesquisar folhas na horta e fazer comparações do tipo maior/menor, verde claro/verde escuro, liso áspero, etc.
• Fazer colagens com as folhas;
• Plantar verduras e legumes na horta (tomate, verduras, batatas, cenouras, etc.)
• Simular colheitas de bananas.
• Pesquisar a vida de pequenos animais da horta.


Obs:
• As visitas à horta deverão compor parte do horário da recreação, pelo menos duas vezes na semana, para as turmas EI-30 e EI-31, sendo que nas duas primeiras semanas as visitas serão mais freqüentes, por se tratar de pequenos grupos.
• As turmas EI-40 e EI- 41 visitarão a horta no horário da tarde, antes das oficinas.
• As oficinas deverão seguir o tema “horta” o máximo possível.

DESENVOLVIMENTO:

As atividades desenvolvidas no projeto estão anexadas ao PPP.


CONCLUSÃO:

Cada recreador, orientado pela professora articuladora e também de acordo com a criatividade de cada um, desenvolveu atividades com sua turma.
As atividades na horta tornaram-se rotina permanente fazendo parte do dia a dia da creche, independente de se falar em projeto. Para a culminância do atual projeto, fizemos muitas fotos e um VCD. Hoje as crianças já colhem os alimentos que muitas vezes são utilizados no preparo da merenda.




“Os que semeiam com lágrimas, ceifarão com alegria.” (Salmos: 126:5)

Nenhum comentário:

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br