sexta-feira, abril 07, 2006
PROJETO BRINCAR NA RUA
BRINCAR NA RUA
Tarde?
O dia dura menos que um dia.
O corpo ainda não parou de brincar
E já estão chamando da janela:
É tarde.
Ouço sempre este som: é tarde, tarde
A noite chega de manhã?
Só existe a noite e seu sereno?
O mundo não é mais depois das cinco?
É tarde.
A sombra me proíbe.
Amanhã, mesma coisa.
Sempre tarde antes de ser tarde.
(Carlos Drummond de Andrade)
BRINCAR NA RUA (PROSA)
Era uma vez umas crianças que adoravam brincar na rua.Eles jogavam bola, soltavam pipa, pulavam corda, amarelinha,pique, todas as brincadeiras que se possa imaginar...Só que todos os dias, quando a brincadeira começava a ficar legal...Apareciam as mães dizendo: é tarde, está na hora de ficar em casa. O jeito era entrar e esperar pelo dia seguinte!
APRESENTAÇÃO
Foi feito um trabalho para celebrar o centenário de Carlos Drumond de Andrade com Educação Infantil de maneira acessível e agradável, tendo em mente que o objetivo principal não é fazer uma profunda reflexão sobre a vida e a obra do autor, já que a faixa etária não permite, mas introduzí-los gradativamente no mundo da poesia para que desde já , comecem a familiarizar-se com a linguagem poética.O uso do gravador para que os alunos ouvissem a própria voz foi feito, primeiro com o objetivo de quebrar a barreira da inibição para que depois fossem entrevistados com perguntas formuladas dentro do contexto da poesia "Brincar na Rua". Nessa atividade também foi possível trabalhar a identidade, já que cada um ouvia e percebia a sua própria voz, bem como no fato de fotografá-los brincando para que percebessem cada um a sua imagem.Usando um texto em prosa para que pudessem entender melhor o significado da poesia e registrar suas falas criando uma produção de texto coletivo, fechou-se a questão da convergência de mídia, com a criação de um pequeno livro.Com seus desenhos e pinturas expostos na sala de aula bem como o texto original de Drumond e a prosa baseada na poesia, o trabalho foi concluído com a consciência de que houve efetiva participação, envolvimento e inclusão de cada aluno da turma.
OBJETIVOS
-Oportunizar aos alunos os primeiros contatos com a linguagem poética apresentada no texto deDrummond
-Resgatar as brincadeiras infantis como um dos aspectos da cultura popular
-Ressaltar a importância do respeito aos limites impostos pelos pais
-Estimular a expressão artística através da pintura a partir do tema proposto: brincadeira de rua
-Trabalhar a identidade apresentando equipamentos utilizados pela mídia ( gravador, câmera fotográfica, livro).
DESENVOLVIMENTO:
Em primeiro lugar, apresentei-lhes a poesia de Carlos Drummond, dizendo-lhes que a poesia é um jeito diferente e mais bonito de dizer alguma coisa. Falei-lhes superficialmente sobre a vida de Carlos Drummond e que em 2002 seria celebrado o centenário de seu nascimento. Como eram alunos muito pequenos, criei um texto em prosa para que entendessem melhor a poesia. Depois pedi a eles que recontassem oralmente a história e registrei em um bloco criando assim um texto coletivo. Os alunos também fizeram desenhos para ilustrar a história e os expusemos em sala de aula.No dia seguinte com o auxílio de um rádio-gravador, entrevistei-os perguntando nome, idade, se brincam ou não na rua e por que. Os alunos adoraram a atividade, alguns ficaram tímidos, mas aos poucos iam perdendo a inibição. Ficaram entusiasmados ao ouvir a própria voz no gravador.Fizeram pipas de recorte e colagem e depois as decoraram com cola colorida e colocamos no mural.Em seguida levei-os ao parquinho e ensinei-lhes algumas brincadeiras de rua que atualmente quase não se usam mais. Depois os fotografei brincando e após revelar as fotos, coloquei-as no mural.Também fizeram colagem, um mosaico com papel glacê dentro de um círculo, simbolizando uma bola. Para terminar, fiz uma associação do poema com a música do grupo molejo “Brincadeira de Criança”, criei uma coreografia e os alunos apresentaram para toda a escola.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Boa noite!
Somo três alunas Portuguesas, que estamos a frequentar o Ensino Superior, no Curso de Saúde Ambiental. No âmbito deste curso, numa das suas Unidades Curriculares foi-nos proposto um projecto de intervenção comunitária, como tal estamos a tentar desenvolver(através de pesquisa) o tema : "brincar na rua", que por sinal coincide com o tema do seu projecto. Gostariamos de trocar ideias acerca desta temática. Agradeciamos uma breve resposta aqui no seu blog. Obrigada pela sua atenção. Bom ano de 2009!
Boa tarde meninas!
Sinto-me honrada pela visita de vocês ao meu blog. Quanto ao projeto, o desenvolvi com crianças de comunidade carente no Rio de Janeiro. São crianças bem pequenas e foram discutidos os prazeres e os perigos de se brincar na rua, principalmente porque essas crianças vovem em um contexto de grande violência. Coloco-me à disposição de vocês e se eu puder ajudar em alguma coisa, podem contar comigo. Tenham um feliz 2009!
Postar um comentário