segunda-feira, novembro 05, 2012

VOANDO NAS ASAS DE PAPEL - UMA ESCOLA DE LEITORES E AUTORES



APRESENTAÇÃO

O desafio de criar nos alunos o desejo de conhecer as obras literárias, se apropriando do conhecimento e das experiências que só uma boa leitura pode proporcionar, foi o que nos moveu na criação e desenvolvimento deste projeto.  Além disso, havia a necessidade de que os alunos compreendessem a função social da escrita e consequentemente da leitura, em especial dos textos literários. É preciso que fique claro aos alunos que cada texto carrega em si uma mensagem e que o objetivo do escritor ao escrever o livro é que essa mensagem seja decodificada por alguém. Nossa intenção era evidenciar ao aluno que a mensagem impressa nas obras literárias podem nos levar a entender diversas causas sociais, ambientais, sentimentos humanos e outras questões por meio da ficção e da criatividade, gerando no leitor o prazer do contato com esse tipo de texto.
Outro ponto enfocado foi o que até a algum tempo atrás, a divulgação de criações literárias ou não, era para poucos. Hoje, com o advento da internet, qualquer pessoa pode produzir uma obra literária ou qualquer outro tipo de expressão artística e divulgá-la por conta própria, bastando para isso acessar a rede. Por esse motivo criamos um blog para a divulgação dos textos coletivos produzidos pelos alunos.  Como queríamos ampliar a abrangência dos nossos receptores decodificadores das nossas mensagens, criamos além dos livros convencionais, e-books e áudio books para que os deficientes visuais possam conhecer o trabalho. Assim, ninguém ficará excluído.

JUSTIFICATIVA

Os alunos do CIEP não tinham o hábito de frequentar a sala de leitura. Além disso, a aula com o professor de Sala de Leitura foi inserida na grade de horário das turmas de primeiro segmento do Ensino Fundamental. Contar histórias para os alunos foi algo que gerou neles uma expectativa muito positiva, pois sempre perguntavam pela próxima aula, a próxima história... Os alunos não tinham consciência de que também poderiam criar um livro e divulgá-lo a outras pessoas, inclusive fora da escola. Além de tudo isso, é necessário que seja disseminado entre as crianças e jovens o hábito da leitura pelo prazer.

OBJETIVOS

·         Desenvolver no aluno o interesse pela leitura literária;
·         Apresentar ao aluno a função social e cultural da literatura;
·         Mostrar ao aluno as fases da produção de um livro;
·         Apresentar os diferentes formatos das obras literárias existentes na atualidade.

DESENVOLVIMENTO
As crianças do 2º ao 5º ano e também a classe especial e de projeto, ouviram os contos infantis tradicionais, como “João e o pé de feijão” e “Os três Porquinhos”, entre outros.
Foram apresentados vídeos relacionados aos contos e releituras. 
Em um segundo momento, apresentamos contos que não são tão conhecidos, aproveitando o vasto acervo da Sala de Leitura.

No terceiro momento do projeto, os alunos viram e manusearam livros feitos por outros alunos, de outras turmas e outras escolas e foram desafiados a produzir seus próprios livros.
O quarto momento foi o da produção coletiva, onde cada um contribuiu com sua ideia, uma complementando a outra para que a história fosse criada. É um momento que para quem está de fora, parece caótico, todos ansiosos para apresentar sua ideia, mas essa etapa é de uma imensa riqueza. Enquanto os alunos falam, o professor anota, grava ou filma para que depois as ideias sejam “arrumadas” em um belo texto.

Após a organização do texto, o mesmo é apresentado para a turma e vamos para a etapa das ilustrações. Feito isto, o texto é digitado no Power Point e os desenhos das crianças são inseridos. Está pronto o livro para impressão.

Para gerar o e-book, fomos ao Google docs e criamos uma apresentação que foi compartilhada no blog http://www.saladadeleituras.blogspot.com.br/ .

Passamos então para a última etapa que foi a criação dos áudiobooks.  Utilizando o site: http://www.sitepal.com/howitworks/  . escrevemos o texto de cada livro, salvamos e convertemos para mp3. Fizemos o compartilhamento no sitehttp://www.4shared.com/ e postamos no blog. Assim, todos podem conhecer as produções dos alunos, inclusive os portadores de alguma deficiência visual.




Nenhum comentário: