Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

segunda-feira, novembro 05, 2012

Gincana no Facebook com uso da Educopédia

           Despertar o interesse em alunos do 7º ano... Um desafio! Ao ingressar na Escola Municipal Monte Castelo, me deparei com turmas de 7º ano, cheias de energia e pouco interesse em aprender Língua Portuguesa. Esperei, sondei, fiz meu diagnóstico... Procurei conhecer os alunos e os perfis das turmas. 
           Já não é novidade pra ninguém que os alunos dessa faixa etária são diariamente "abduzidos" pela internet e redes sociais. Por que não aproveitar e fazer com que aprendam enquanto estão "ocupados" em suas atividades on line? Imaginei uma atividade no Facebook para que os alunos dessem respostas semanalmente. Mas não poderia ser a resposta pela resposta apenas. Dei à atividade um caráter competitivo, criando assim a gincana no Facebook. Iniciei apresentando uma das aulas do portal Educopédia e usei-a como referência para as tarefas da gincana. Criei um grupo no Face para a escola e adicionei os perfis dos alunos. Para que todos pudessem participar, criei tarefas off line também, como a criação de livros coletivos e histórias em quadrinhos. 
               As tarefas on line funcionavam da seguinte forma: todas as quartas-feiras, após às 18:00h, eu as colocava no Facebook. As equipes tinham até às 18:00h de sexta-feira para conversar e preparar a resposta, que era válida a partir das 18h de sexta-feira e a equipe que postasse certo primeiro, ganhava mais pontos.
           A gincana durou cinco semanas e a equipe vencedora de cada uma das turmas foi liberada da prova de português, ficando os alunos obrigados apenas a fazer as provas bimestrais da rede. Os demais participantes receberam pontos na minha prova, de acordo com a colocação na gincana. Foi uma experiência gratificante para mim e para os alunos, que se divertiram, aprenderam e ganharam pontos no bimestre!


Educopédia



Parte da equipe vencedora da 1704


Alunas mostrando a história em quadrinhos


Todos mostrando a sua participação


Os alunos capricharam


A primeira tarefa


Os alunos ficavam on line, ansiosos pelas tarefas



Disputa acirrada!!


Aluna esperta!


5 comentários:

Professora Gabriela disse...

Parabéns pelo belíssimo trabalho!

Professora Gabriela disse...

Parabéns pelo belíssimo trabalho!!! :)

Professora Gabriela disse...

Parabéns pelo belíssimo trabalho! :)

Márcia Neves disse...

Obrigada!!!! :)

Liliana Secron disse...

Que bacana. Adorei.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br